susto no centro

SUCV tem plano de prevenção a incêndio, mas não tem alvará dos bombeiros

da redação

Foto: Dandara Flores Aranguiz (Diário)
Planta do prédio da SUCV que consta no sistema de PPCI dos bombeiros. Local onde começou o incêndio não aparece na planta

O prédio da Sociedade União dos Caixeiros Viajantes (SUCV), que fica na esquina da Avenida Rio Branco com a Rua Venâncio Aires foi alvo de um princípio de incêndio no começo da tarde desta terça-feira.  Pelo menos 18 pessoas precisaram ser atendidas no PA do Patronato e UPA e o local foi evacuado. O prédio, apesar de ter Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI), não possui o alvará que é emitido pelos bombeiros (APPCI). 

Por causa da fumaça no prédio da SUCV, 18 pessoas foram para atendimento

O PCCI, segundo a prefeitura e os bombeiros, foi aprovado em 17 de outubro deste ano. No térreo, onde começou o princípio de incêndio, há salas comerciais de empresas particulares. No 2º andar, funciona a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Já o 3º andar é todo ocupado para a Secretaria de Educação, que, conforme o Executivo, deve mudar de local na próxima semana.

_ A ação faz parte do conjunto de medidas preventivas já feitas e planejadas pela prefeitura. Sabemos da necessidade de reforma daquele prédio. O 4º andar já foi interditado há cerca de seis meses e restringimos a circulação de pessoas no local. Já temos um novo local para a Secreatria de Educação, que deve se mudar dali no dia 20 de dezembro _ afirmou o secretário chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez.

Conforme o 4ºBBM, o local onde o fogo começou (fosso de luz no térreo) não consta na planta baixa anexada ao PPCI encaminhado ao DSCI (veja o infográfico). Como o projeto foi aprovado pelo departamento recentemente, a vistoria ainda não foi solicitada aos bombeiros, já que ainda falta executar o plano. A prefeitura não soube informar o motivo do fosso de luz não estar sinalizado na planta, cuja responsabilidade é de uma empresa que ganhou, em 2013, a licitação para fazer o PPCI do prédio.

Ainda de acordo com a prefeitura, a reforma e a execução do PPCI devem custar cerca de R$ 6,8 milhões. O Executivo já solicitou um pedido ao governo federal para viabilizar a possibilidade do projeto de reforma ser incluído via Lei Lei Rouanet. 

INVESTIGAÇÃO 
Ainda conforme os bombeiros, um registro de ocorrência deve ser feito junto da Polícia Civil para informar o fato. Com isso, as causas do incêndio ou questões relacionadas a elepodem ser investigadas pela Polícia Civil. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEOS: princípio de incêndio em prédio da SUCV deixa feridos e interrompe o trânsito no Centro Anterior

VÍDEOS: princípio de incêndio em prédio da SUCV deixa feridos e interrompe o trânsito no Centro

VÍDEO: repórter do Diário relata momento em que ônibus foi apedrejado em Santa Maria Próximo

VÍDEO: repórter do Diário relata momento em que ônibus foi apedrejado em Santa Maria

Geral